About Me

14 November, 2008

www. olhares.com - António Manuel Pinto da Silva

Uma imagem vale mesmo mil palavras. Mil palavras, por exemplo, para descrever o que sinto agora.E o que sinto é tão desprovido de pretenciosismos quanto o é a inocência de uma criança.

Apenas sinto pena. Pena por quem, aparentando vestir uma capa de humildade, consegue encerrar em si, escondida até de si mesmo, uma faceta de superioridade medíocre.

Como se, achando-se maior que os outros, o fosse de verdade. Como se, na sede de uma vingança sem sentido ou motivo, tivesse de provar ao mundo que é melhor porque fez aquilo sem pedir "ajuda"!

Como se, perante o insucesso de domar e controlar os meus pensamentos relativamente a uma causa, me tivesse de afastar para não mais me ouvir. Como se tivesse de me provar o que quer que seja, a mim... quem sou eu afinal?!.

E eu apenas queria unir-me pela Causa, desejava que fossemos uma unidade de esforços, vontades, crenças e princípios... E só por eles, que não se podem defender: os animais abandonados, maltratados e esquecidos nas bermas da estrada.

Lamento. Lamento muito que não consigam ver que deveríamos estar todos pelo mesmo: para ajudarmo-nos a ajudar.

O caminho que trilhei valeu por si só. Porque abriu portas para outros continuarem a desbravar esse mesmo caminho e ensinou-me imenso... sobre as pessoas, acima de tudo. Ensinou-me por exemplo que de nobre, muitas vezes, têm apenas o resultado prático e aos olhos de quem vê com a humildade do coração. Porque o que as move hoje, pode já não ser de todo o que as moveu outrora. E hoje, acreditem, de nobre hoje nada têm esses ventos, apenas um hábito!

Continuarei igual a quem sempre fui, na certeza que serei diferente em tudo dessas pessoas.

Que só pensam e falam nas terceiras pessoas, agem de acordo com o que as terceiras pessoas vão pensar,... o seu mundinho roda em torno das terceiras pessoas...

Fui acusada de ingénua. Alguém que gosta de mim e me conhece. Confesso-me culpada mas em nada ofendida. Mais sublinho que espero sinceramente que esta ingenuidade me acompanhe até ao meu leito de morte.

"Ingénua"! Ah Ah Ah

Sim, confesso. Mas na ingenuidade do meu silêncio mais atenta do que julgam... pena que na previsibilidade de quem são, apenas se concretizar aquilo que tenho sempre esperança que não se concretize...

Fazem-me pena as pessoas que não levam a "sua" criança no peito quando acordam de manhã e saiem para a rua. Muita pena aqueles que não conseguem filtrar neblusidades quando esfregam os olhos pela manhã e me olham meio de lado. Imensa pena aqueles que olhando-me nos olhos não conseguem dizer o que dizem nas minhas costas.

Ingénua?! Aha Ah Ah

Deixa-los acreditar nisso!

4 comments:

Anonymous said...

Já tentaste dizer o que pensas à pessoa que tanto criticas?
«...uma faceta de superioridade medíocre» - não será isto um insulto?( pelo menso mais pejurativo que ingénua)

«Lamento. Lamento muito que não consigam ver que deveríamos estar todos pelo mesmo: para ajudarmo-nos a ajudar.»
Tambem eu lamento que idealizes o PCP, PS, PSD, CDS unidos pelo povo, Democratas e Republicanos unidos pelo povo.Nao e´possivel!
Todos pelo povo mas cada um com a sua ideologia.
Com os animais abandonados é o mesmo.So pode estra junto quem partilhar da emsma ideologia.
«Que só pensam e falam nas terceiras pessoas, agem de acordo com o que as terceiras pessoas vão pensar,... o seu mundinho roda em torno das terceiras pessoas...»
Estas redondamente enganada!
«Imensa pena daqueles que olhando-me nos olhos não conseguem dizer o que dizem nas minhas costas.»
Não será isto tambem uma acusação nas costas de alguem?
Ainda bem que casualmetne espreitei o teu blog e fiquei a saber aquilo que pensas de mim mas que so conseguiste dizer nas minhas costas.
ASS:A pessoa que te chamou ''Ingénua'' o adjectivo, que ao que parece , entendeste como um insulto...
Feliz 2009!

Belit@h said...

Ainda que não saiba a quem devo a honra de dirigir nesta resposta, quero desde já dizer que deve-lo-ía ter feito. Assim poderia ter a certeza de conhecer a quem "ofendi", ao escrever no "meu" blog, direccionado a ninguém mas que afinal parecem ter ferido a susceptibilidade de alguém. Mas gostava de saber quem é? E já agora qual é então o meu "partido"?... é que para ter tanta certeza de que não é o mesmo que o seu, e que as nossas "ideologias" são opostas, então gostaria de saber em quê?

Mas onde está escrito que acuso alguém em particular? hehehe Eu que deve ser uma pessoa importante, mas convenhamos... eu posso até referir-me a qualquer outra pessoa, não? Ou pessoas (plural)? ... se calhar é capaz de ser mesmo isso, hum?! ;)

É isto que penso de ti? ...Oi!! Quem és TU??

Isto não é um espelho, LOL, é um BLOG!!

Já agora, a título de curiosidade, a pessoa que me chamou ingénua foi uma Senhora de quem gosto imenso: chama-se MATILDE! E no seguimento de uma conversa onde me disse que eu era "ingénua", escrevi isto... como um desabafo de quem está cansada de tanto egocentrismo que envolve a causa pelos animais abandonados "eu, eu eu e EU, e MIM, e EU" esgota-me.

Já lhe disse muitas coisas sobre o assunto: EGO, egoismo humano que se esconde debaixo da capa de uma causa tão nobre quanto esta e que, muitas vezes, até é inconscientemente o combustível para o BOM e o Mau neste caminho! ... mas não creio que seja a minha querida D. Matilde a escrever estas coisas! Pois não?! Ela conhece-me bem...

Aliás, já tive esta conversa com todas as pessoas com quem me cruzei ao longo destes últimos anos nisto...

Mas só "TU" pareces ter sido "acusado/a" (?) e "criticado/a"(?) neste tópico!? Então, quem és TU?

Mais uma vez: isto é um blog.. se nos conhecessemos bem (o que sinceramente não me parece) e se realmente estas palavras fossem dirigidas a TI (?), então concerteza já as teria dito todas nos teus olhos...

Talvez seja melhor reconsiderares ler tudo novamente e distanciado(a (?) desse sentimento de perseguição, ok?! =)

Se precisares de ajuda para o que quer que seja, cá estarei!

... e já agora... eu costumo mencionar muitas vezes essa semelhança entre ideologias politicas e as assciações de animais... MAS SINCERAMENTE, e se está então por dentro do assunto, deves saber bem então, que o que está em causa aqui não tem nada a ver com choque de IDEOLIGIAS mas tão só e unicamente com choque de PERSONALIDADES, certo?! É isso que me chateia.

Qualquer coisa, fica com o meu e-mail: goncalves.anabela@gmail.com ou anabelagir@gmail.com

Cláudia Sequeira said...

Bem, pelos vistos mais um mal entendido. Mas realmente, eu, disse que se calhar por vezes eras ingénua e pensei que te referisses a mim.( Claudia Sequeira, é preciso nº de BI?)
Por isso ao assinar referi isso tendo em conta que nao falaste em nomes de ninguem queria apenas deixar a minha mensagem, sabia que entenderias,que saberias que era eu mas nunca me passou pela cabeça que fizesses tanto alarido, a enviar mails do e-mail de uma associaçao da qual te desvinculaste recentemente.
Realmente, na minha opiniao, quando se é tao impulsivo deve-se pensar e repensar antes de dar asos a mais uma confusao.
Mas cada um sabe de si.
Tenho de concluir que ha um grande abismo entre as nossas ideologias e formas de agir. Talvez por isso o diálogo se torne cada vez mais impossivel. Lamento.

Cláudia Sequeira said...

De qualquer froma deixo aqui as minhas desculpas publicamente.
1- Fiquei desiludida depois de ler o que li e quis apenas deixar a minha opiniao.( acho que é para isso que os blogs servem)
2- Nao pretendia de forma nenhuma ferir a susceptibilidade de ninguem e muito menos alastrar mais confusao acerca dos assunto.
3- por isso peço desculpa a todos os que lerem isto porque nos dias de hoje ha muito pouco tempo e por isso de rependte sermos apanhados por coisas de menor interesse é uma ''chatisse''.
Realmente a liberdade de expressao é uma cosia muito mal definida na nossa sociedade.
Claudia Sequeira